ESM

Fica ligado a nós

25 ABRIL: POESIA NA BE/CRE



A BE/CRE da ESM, não se demitindo do seu papel pedagógico, tem sempre no seu Plano Anual de Atividades a comemoração das efemérides do 25 de abril e do 1º de maio. Neste ano letivo, como o grupo de História não incluía aquela atividade no seu plano, a BE/CRE assumiu-a na totalidade.

Neste sentido, a Diretora da Biblioteca, professora Fernanda Neves, contou com a colaboração das professoras de Área de Expressões, Filomena Mouta e Maria José Miranda, na dinamização de duas sessões de poesia de abril, que ocorreram às 10h00 e às 15h10 – Zeca Afonso, Sérgio Godinho, Manuel Alegre, José Fanha, Sophia de Mello Breyner e Ary dos Santos foram ditos com intensa emoção pelas três professoras, o que se refletiu na forma atenta como os alunos aderiram aos textos. Cada sessão iniciou-se com a música “E depois do adeus”, de Paulo de Carvalho, e terminou com a emblemática “Grândola, Vila Morena” de Zeca Afonso. Na sessão da tarde, contou-se também com a participação sempre motivante e animada do grupo NA BOABAIELA”.

No final de cada sessão, as turmas que puderam dispor do restante tempo de aula permaneceram no espaço da BE para poderem assistir a um pequeno filme sobre o 25 de abri de 1974 e tertuliar à volta dele, contando, ainda, com testemunhos de diferentes idades que o viveram e experienciaram, quer aqui, em Viana do Castelo, quer na capital, onde tudo aconteceu…


                                                                    Professora  Fernanda Neves / EDI-Equipa de Redação