ESM

Fica ligado a nós

Formação de utentes da Biblioteca Atlântica

As Bibliotecas escolares nos atuais ambientes e processos de aprendizagem detém um papel catalisador, pois estando munidas de equipamentos e fontes de informação diversificada em formato impresso e digitais acessíveis em presença ou em linha propiciam um ambiente rico de informação onde a aprendizagem é estimulada, permite não só que professore e alunos possam encontrar recursos qualificados mas também podem contar com a ajuda na planificação e desenvolvimento das suas atividades ou tarefas 


Ao longo deste ano letivo a Biblioteca Atlântica esta a implementar junto dos seus utilizadores o Plano de formação – Aprender com a BE -, nomeadamente os alunos que frequentam a EB23 Pedro Barbosa. Esta é uma ação que decorre do Plano de Melhoria que está a ser implementado e que resulta dos últimos 4 anos de Auto Avaliação realizada por esta biblioteca.

Assim, tendo em conta por um lado o registo dos comportamentos e atitudes mais frágeis em relação às competências de utilização do espaço e do fundo documental, e por outro lado o imperativo de promover junto dos nossos utilizadores competências efetivas no âmbito das literacias da leitura e da informação, entendemos formular um convite a todos os conselhos de turma do 2º e 3º ciclos para “Conhecer melhor a nossa Biblioteca Escolar!”. Durante o mês de Fevereiro, as turmas alvo foram as de 6º e 7º anos que na medida das respostas positivas ao nosso convite tiveram a oportunidade de ao longo de 90 minutos concretizarem o módulo 1 “Usar os repositórios da BE – Catálogo coletivo / CDU e recursos digitais. Registámos com agrado o interesse e a participação de 7 turmas, bem como o impacto desta formação junto dos participantes.

Outras iniciativas estão previstas não só para alunos mas também para professores na perspetiva de munir os nossos utilizadores mais jovens ou mais experientes de saberes essenciais que lhes permitam lidar de forma eficaz com a informação, em que se encontram imersos.

Professores Bibliotecários Carla Gandra e José Mesquita