ESM

Fica ligado a nós

PRESSE GIA - Gabinete de Informação e Apoio (GIA) criado para atender e responder às solicitações dos alunos




No âmbito da aplicação do PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar), a ESM criou o GIA, um Gabinete que pretende transformar-se num espaço de convívio e diálogo, em ambiente informal, para além de promover várias iniciativas no domínio da Educação Sexual.

Os principais objetivos deste projeto passam por atender e entender, informar e divulgar e responder às dúvidas e preocupações que os nossos adolescentes possam manifestar relativamente à sua sexualidade, ao namoro, aos afetos… sempre que entenderem, num espaço que visa preservar o anonimato, a confidencialidade e a privacidade de cada um. Ali, poderão encontrar profissionais que integram a Equipa-PRESSE, com formação para os informar e apoiar no esclarecimento e na resolução de problemas com os quais venham eventualmente a confrontar-se.

O Gabinete está a funcionar provisoriamente num espaço contíguo aos gabinetes de trabalho dos professores (situados no piso por cima do bar), mais precisamente a última sala do lado esquerdo, ao fundo do corredor. A Equipa-PRESSE pretende, assim, que qualquer aluno se possa dirigir ao local em condições que garantam o respeito pelo seu anonimato e confidencialidade, estando os profissionais em questão obrigados ao dever de sigilo. Em breve, espera-se que o GIA possa funcionar num outro local da escola, ainda mais discreto em termos de passagem e acessibilidade dos alunos.

Neste momento, o horário de funcionamento ainda não é o desejável, porque, estando em fase de “arranque”, falta ainda confirmar a disponibilidade de todos os elementos que vão dinamizar o espaço. Mesmo assim, os interessados poderão já encontrar a psicóloga responsável pelo SPO – Serviços de Psicologia e Orientação - da Escola, a Dra. Luísa Cerqueira, que estará presente às segundas e quintas-feiras, a partir das 10 horas (2º bloco da manhã), e a professora Sofia Maciel, Coordenadora de educação sexual em saúde escolar, às quartas-feiras, a partir das 15 horas (2º bloco da tarde). Como já foi referido, falta confirmar o horário de presença de um(a) enfermeiro(a) da E-PRESSE e de outros professores com formação neste programa.


EDI-Equipa de Redação