Logo

Ano Letivo 2020/2021 - Lista de manuais escolares adotados

Ano Letivo 2020/2021 - Lista de manuais escolares adotados

Consulte aqui.


Biblioteca Escolar


Tertúlia animada com o escritor João Tordo




No dia 12 de março, a ESM teve o privilégio de receber o escritor João Tordo, em duas sessões realizadas na Biblioteca.

Aos 37 anos, João Tordo, entre muitas outras atividades (professor, guionista, jornalista, orientador de "Workshops" de escrita criativa), já publicou seis romances. O último, editado em fevereiro deste ano, intitula-se "O Ano Sabático" e é por ele considerado o mais maduro e o mais autobiográfico dos seus livros.

Entre a assistência, cerca de 20 alunos tinham já lido os seus romances e questionaram o autor não só sobre a ação e as personagens, mas também sobre o prazer e a criatividade subjacentes ao processo de escrita.

A grande maioria das turmas do décimo ano teve, assim, a oportunidade de assistir a uma sessão muito agradável e descontraída, onde o autor desconstruiu o mito de que o escritor é alguém demasiado sério ou inatingível. Entre o humor e a seriedade criou-se um ambiente propício ao diálogo em torno da literatura.

 

Primavera Alves / EDI - Equipa de Redação

 

 

 



Comissão de Exames

Horário de Funcionamento


SegundaTerçaQuartaQuintaSexta
Manhã8:30h - 12:30h8:30h - 12:30h
8:30h - 12:30h
8:30h - 12:30h
8:30h - 12:30h
Tarde14:00h-17:00h14:00h-17:00h
14:00h-17:00h
14:00h-17:00h
14:00h-17:00h


Organização funcional

CoordenadoraSara Freitas
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa

Recrutamento

PRESSE GIA - Gabinete de Informação e Apoio (GIA) criado para atender e responder às solicitações dos alunos




No âmbito da aplicação do PRESSE (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar), a ESM criou o GIA, um Gabinete que pretende transformar-se num espaço de convívio e diálogo, em ambiente informal, para além de promover várias iniciativas no domínio da Educação Sexual.

Os principais objetivos deste projeto passam por atender e entender, informar e divulgar e responder às dúvidas e preocupações que os nossos adolescentes possam manifestar relativamente à sua sexualidade, ao namoro, aos afetos… sempre que entenderem, num espaço que visa preservar o anonimato, a confidencialidade e a privacidade de cada um. Ali, poderão encontrar profissionais que integram a Equipa-PRESSE, com formação para os informar e apoiar no esclarecimento e na resolução de problemas com os quais venham eventualmente a confrontar-se.

O Gabinete está a funcionar provisoriamente num espaço contíguo aos gabinetes de trabalho dos professores (situados no piso por cima do bar), mais precisamente a última sala do lado esquerdo, ao fundo do corredor. A Equipa-PRESSE pretende, assim, que qualquer aluno se possa dirigir ao local em condições que garantam o respeito pelo seu anonimato e confidencialidade, estando os profissionais em questão obrigados ao dever de sigilo. Em breve, espera-se que o GIA possa funcionar num outro local da escola, ainda mais discreto em termos de passagem e acessibilidade dos alunos.

Neste momento, o horário de funcionamento ainda não é o desejável, porque, estando em fase de “arranque”, falta ainda confirmar a disponibilidade de todos os elementos que vão dinamizar o espaço. Mesmo assim, os interessados poderão já encontrar a psicóloga responsável pelo SPO – Serviços de Psicologia e Orientação - da Escola, a Dra. Luísa Cerqueira, que estará presente às segundas e quintas-feiras, a partir das 10 horas (2º bloco da manhã), e a professora Sofia Maciel, Coordenadora de educação sexual em saúde escolar, às quartas-feiras, a partir das 15 horas (2º bloco da tarde). Como já foi referido, falta confirmar o horário de presença de um(a) enfermeiro(a) da E-PRESSE e de outros professores com formação neste programa.


EDI-Equipa de Redação