Logo

Ano Letivo 2020/2021 - Lista de manuais escolares adotados

Ano Letivo 2020/2021 - Lista de manuais escolares adotados

Consulte aqui.


Biblioteca Escolar


Tertúlia animada com o escritor João Tordo




No dia 12 de março, a ESM teve o privilégio de receber o escritor João Tordo, em duas sessões realizadas na Biblioteca.

Aos 37 anos, João Tordo, entre muitas outras atividades (professor, guionista, jornalista, orientador de "Workshops" de escrita criativa), já publicou seis romances. O último, editado em fevereiro deste ano, intitula-se "O Ano Sabático" e é por ele considerado o mais maduro e o mais autobiográfico dos seus livros.

Entre a assistência, cerca de 20 alunos tinham já lido os seus romances e questionaram o autor não só sobre a ação e as personagens, mas também sobre o prazer e a criatividade subjacentes ao processo de escrita.

A grande maioria das turmas do décimo ano teve, assim, a oportunidade de assistir a uma sessão muito agradável e descontraída, onde o autor desconstruiu o mito de que o escritor é alguém demasiado sério ou inatingível. Entre o humor e a seriedade criou-se um ambiente propício ao diálogo em torno da literatura.

 

Primavera Alves / EDI - Equipa de Redação

 

 

 



Comissão de Exames

Horário de Funcionamento


SegundaTerçaQuartaQuintaSexta
Manhã8:30h - 12:30h8:30h - 12:30h
8:30h - 12:30h
8:30h - 12:30h
8:30h - 12:30h
Tarde14:00h-17:00h14:00h-17:00h
14:00h-17:00h
14:00h-17:00h
14:00h-17:00h


Organização funcional

CoordenadoraSara Freitas
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa
equipa

Recrutamento

Dia do Ensino Superior

O dia 13 de abril propiciou à comunidade escolar da ESM, sobretudo aos alunos do 12º ano, o ensejo de contactar e obter informações sobre as ofertas que cada uma das mais de duas dezenas de Universidades e Institutos Politécnicos públicos e privados colocam ao dispor da população estudantil que concluir o Ensino Secundário, no presente ano letivo.

Cartazes, panfletos, brochuras, desdobráveis e demais material divulgavam as mais-valias oferecidas por cada Instituição de Ensino Superior e cursos aí lecionados a quem os venha a frequentar. Além deste material de cariz informativo, algumas instituições ofertaram igualmente aos nossos alunos pequenas lembranças com utilidade no seu dia a dia escolar e pessoal.
O corredor largo de acesso aos pisos e ao átrio Charters de Almeida foi, deste modo e ao longo do dia, percorrido por muitos alunos e professores, que não só recolheram os prospetos informativos para uma leitura ulterior e mais atenta, como interpelaram os representantes de cada Universidade e Politécnico, colocando-lhes as suas dúvidas e escutando as sugestões e informações que estes lhes forneciam.
A fim de elucidar mais eficazmente os nossos discentes sobre as condições de admissão à Força Aérea, o Sargento-Ajudante Paulo Gonçalves, em nome da Delegação do Norte do Centro de Recrutamento da Força Aérea (DN-CRFA), sediada no Porto, realizou, ao segundo bloco letivo da tarde, no auditório Carolino Ramos, uma sessão de esclarecimento, destinada aos alunos que se sentem motivados a ingressar neste ramo das Forças Armadas. Nesta sessão, foi também visionado um documentário sobre a Força Aérea Portuguesa, no qual se referia a sua missão principal – vigilância do espaço aéreo nacional –, assim como algumas das missões em que tem vindo a participar.

EDI / Equipa de Redação