ESM

Fica ligado a nós

Biblioteca Humana:

Não julgues o livro pela capa


A Biblioteca Humana instalou-se na biblioteca Escola Secundária de Monserrate no dia 20 de novembro, pelas 10:00 horas. Vários “Livros Humanos” partilharam com os alunos participantes alguns temas da diversidade religiosa. 

A Biblioteca Humana é já uma tradição desta escola e integra-se nas iniciativas da Semana da Tolerância, onde algumas pessoas apresentam as suas experiências como se fossem livros folheados pelos alunos. Desconstruir estereótipos e sensibilizar os jovens para a importância de uma cidadania que respeite a diversidade e a igualdade foram os objetivos que se pretenderam atingir com a dinamização desta Biblioteca Humana. Sob o lema “Não julgues o livro pela capa”, os alunos puderam tomar contacto com realidades distintas através de uma pequena conversa informal com os “livros humanos”. 

Este ano, entre os “livros humanos” estiveram presentes o padre Vasili Savekut da igreja Ortodoxa do Patriarcado de Constantinopla e dois alunos da turma PPT (Português Para Todos) de religião Muçulmana, khalid El Ezhari de origem marroquina e Raghdaa Alchaghri de origem Síria.

Todos os envolvidos deram corpo a uma Biblioteca Humana que ambicionou contribuir para suprimir preconceitos e atitudes discriminatórias que chegam a estar na origem de exclusão social.            

Madalena Reis