ESM

Fica ligado a nós

Alunos da ESM comemoram Dia Mundial do Turismo


No passado dia 27 de setembro assinalou-se mais um Dia Mundial do Turismo sob o tema “Turismo para um crescimento inclusivo”. Para assinalar a data, os alunos do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural participaram em diferentes atividades na cidade de Viana do Castelo.

As turmas 10.º M (Animador/a Sociocultural) e 10.º T (Turismo Ambiental e Rural) participaram numa visita de estudo ao Templo-Monumento de Santa Luzia. Deslocaram-se de funicular até ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus e usufruíram de uma visita guiada, que incluiu uma explicação ilustrada sobre a história do local, uma visita ao Templo-Monumento e uma subida ao zimbório – de onde puderam apreciar uma vista inigualável sobre a cidade de Viana e o rio Lima.

Os alunos do 11.º T integraram uma “City Tour” a Viana do Castelo. Através de uma visita guiada, os alunos ficaram a conhecer não só os locais emblemáticos da cidade, mas também recantos e pormenores tantas vezes esquecidos.

Já os alunos do 12.º T, na parte da manhã, visitaram o Hotel Fábrica do Chocolate onde, para além de perceberem todo o processo de fabrico do chocolate, através da visita ao Museu desta unidade hoteleira, puderam também conhecer o Hotel e a sua dinâmica de funcionamento. Na parte da tarde, juntando-se à comemoração do Dia Mundial da Limpeza Costeira, participaram numa recolha de lixo marinho na praia do Coral, com a colaboração do CMIA. Depois, já na escola, o lixo recolhido foi separado, categorizado e contado, seguindo a metodologia OSPAR. Os dados obtidos serão enviados para a Agência Portuguesa do Ambiente, entidade responsável pela monitorização do lixo marinho em Portugal. Esta atividade repetir-se-á ao longo do ano letivo, num projeto que pretende promover a cidadania ambiental e o turismo sustentável.