ESM

Fica ligado a nós

11.º L visita a Igreja de S. Domingos

No âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, lecionada pela professora Sónia Cruz, os alunos do Curso de Artes Visuais do 11.ºL realizaram uma visita de estudo à Igreja de S. Domingos, no passado dia 16/11/2020.


 Esta visita de estudo foi idealizada com o objetivo de os alunos da turma observarem e consolidarem o conhecimento dos conteúdos que estão a abordar nas aulas, nomeadamente, o Estilo Barroco e o Rococó. 
Ao chegar, os alunos foram recebidos pelo Dr. Ricardo Oliveira que muito amavelmente guiou o grupo pelos diferentes espaços da Igreja e do convento. Explicou a origem da fundação do convento e das personalidades que marcaram este espaço que ao longo de 400 anos foi alvo de profundas alterações. 
Da análise da fachada principal, feita com granito local onde quatro evangelistas e os apóstolos S. Pedro e S. Paulo ganham destaque, os alunos apropriaram-se da beleza e da especificidade dos diferentes altares, em especial o de Nossa Sr.ª do Rosário (projetado por André Soares) e o altar-mor.
De seguida, o grupo foi orientado para conhecer a sacristia onde teve a oportunidade de contemplar o mobiliário e peças de arte de grande valor e ouvir diferentes curiosidades. No final pôde-se apreciar o silêncio vivido na zona dos claustros, em plena cidade.
Foi uma atividade muito produtiva uma vez que, ao preservar o património local, contribuímos para a compreensão de toda uma identidade cultural da sociedade que o produziu e que dele desfruta.