ESM

Fica ligado a nós

Agrupamento de Escolas de Monserrate obtém selo de garantia de qualidade

Foi com justificado e legítimo orgulho que o Agrupamento de Escolas de Monserrate. recebeu, no mês de setembro, a informação de que lhe foi atribuído o selo EQAVET, um selo que comprova e garante que o sistema de garantia da qualidade do seu ensino e formação está alinhado com o Quadro europeu. 

A atribuição deste importante selo é o reconhecimento de um longo e maturado processo que tem vindo a ser desenvolvido pelo Agrupamento que, no ano letivo anterior, abraçou o desafio de alinhar as suas práticas com o quadro EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais), o que lhe permitiu consolidar o enraizamento de uma cultura de melhoria contínua. 

Esta distinção vem confirmar a excelência do ensino e formação que se oferece à comunidade envolvente. Na verdade, com 18 000 metros quadrados, este Agrupamento é o maior do distrito de Viana do Castelo (nove escolas), com uma oferta formativa que vai do pré-escolar aos cursos científico-humanísticos de todas as áreas, ensino de adultos (EFA, ensino recorrente, turma do ensino sénior), Centro Qualifica com desenvolvimento de processos de RVCC e Português para Falantes de Outras Línguas e um vasto leque de cursos profissionais que põem ao dispor dos alunos mais de treze opções. 

É por isso que o distrito de Viana do Castelo, segundo as palavras do seu diretor, Manuel Vitorino, «ficará para sempre marcado pelo cunho deste estabelecimento de ensino por onde já passaram várias gerações, (...) contribuindo para a formação de vários quadros que outrora e hoje integram as suas empresas. ».

Por tudo isto, a atribuição deste selo de garantia de qualidade é, por um lado, o reconhecimento da qualidade desta instituição, mas constitui também, por outro lado, um enorme desafio e estímulo para continuar a trilhar o caminho da excelência, oferecendo um ensino e formação de qualidade, adaptados às exigências atuais e futuras do século XXI.