Logo

Circular Nº 24 2019/2020 Reabertura da Educação Pré-escolar - para Pais e EE

Circular Nº 24 2019/2020 Reabertura da Educação Pré-escolar - Pais e EE (Documento em PDF)


Circular N.º 24 – 2019/2020

De: Diretor

Para: Pais e Encarregados de Educação das crianças da Educação Pré-Escolar

ASSUNTO: Reabertura dos Estabelecimentos da Educação Pré-Escolar

1. A Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril, entretanto prorrogada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 38/2020, de 17 de maio, definiu o dia 1 de junho para reabertura dos estabelecimentos de educação pré-escolar.

2. Neste contexto, a organização do ambiente educativo deve ter em conta a situação que vivemos e a especificidade de cada contexto, no respeito pelas Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar (OCEPE) e em consonância com as orientações emanadas da DGS e as Orientações Reabertura da Educação Pré-Escolar do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social já divulgadas (vide anexo ao Plano de Contingência, disponível na página do Agrupamento), entre as quais, as seguintes:

2.1. As crianças com sinais ou sintomas sugestivos de COVID-19 não se devem apresentar no estabelecimento de educação pré escolar. Quem tiver sintomas deve contactar a Linha SNS24 (808 242424) ou outras linhas telefónicas criadas especificamente para o efeito e proceder de acordo com as indicações fornecidas pelos profissionais de saúde.

2.2. Relembramos os senhores encarregados de educação que não deixem as crianças levar de casa brinquedos ou outros objetos não necessários.

2.3. As crianças devem ser entregues à porta do estabelecimento de educação pré-escolar pelo seu encarregado de educação, ou por pessoa por ele designada, e recebidas por um profissional destacado para o efeito, evitando assim a circulação de pessoas externas no interior do recinto.

2.4. As crianças devem trocar o calçado que levam de casa por outro apenas utilizado no espaço do Jardim de Infância. Este calçado extra permanece no estabelecimento de educação, para ser higienizado, todos os dias, após a saída da criança.

3. Esta reabertura, exige um compromisso efetivo de toda a comunidade educativa, para que sejam observadas as normas sanitárias em vigor, designadamente:

3.1. - a obrigatoriedade de utilização de máscara para acesso e permanência no estabelecimento, por todos os membros da comunidade educativa, incluindo visitantes (se necessário). Caso não tenha máscara, será fornecida à entrada. Contudo, é assegurado que em nenhuma situação são colocadas máscaras às crianças.

3.2. - a necessidade de higienização das mãos à entrada e à saída do recinto escolar, com solução antisséptica de base alcoólica (há dispensadores junto à portaria, nas salas e nos serviços em funcionamento).

3.3. - estar informado sobre o Plano de Contingência do Agrupamento e sobre os procedimentos perante a identificação de um caso suspeito de COVID-19.

4. Solicito a colaboração de todos senhores pais/encarregados de educação na adaptação a este novo contexto, e à singularidade da Educação Pré-Escolar.

Estou certo que, com a vossa colaboração prudente e determinada, venceremos as adversidades.

Desejo-vos/aos vossos filhos, um bom regresso ao Jardim presencial!

 Viana do Castelo, 28 de maio de 2020



?>