Logo

Turma 10.ºU do Curso Profissional de Animador/a Sociocultural visitou a Porta de Lamas de Mouro - Parque Nacional da Peneda-Gerês

No dia 27 de Junho, a turma 10.ºU, do Curso Profissional de Animador/a Sociocultural, acompanhada pela professora Beatriz Correia e pelos professores Manuel Gouveia e Paulo Gomes realizou uma visita de estudo à Porta de Lamas de Mouro. Localizada no concelho de Melgaço, é uma das cinco portas de entrada no Parque Nacional Peneda-Gerês, área natural que se destaca pela riqueza e diversidade da fauna e flora, bem como pelo interesse histórico e paisagístico.



Na parte de manhã, a turma assistiu a uma sessão dinamizada por uma das guias do parque que, além de divulgar este território de excelência e sensibilizar para a preservação ambiental, nos conduziu à exposição temática ‘Ordenamento do Território’, onde são retratadas as especificidades naturais e culturais da zona de Melgaço, nomeadamente, a história, organização e ocupação do espaço na freguesia de Castro Laboreiro.
Depois do almoço na área de lazer, realizou-se o trilho interpretativo “Nas margens do Rio Mouro” num momento mágico de partilha com o nosso  maior legado: a mãe natureza.

Apresentação das Provas de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Análise Laboratorial

No passado dia 4 de julho, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial defenderam as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP) no Auditório Carolino Ramos.


As PAP abrangeram temas muito diversos, desde a área da produção alimentar até à das análises laboratoriais (físico-químicas e microbiológicas): Controlo da qualidade das águas e areias de zonas balneares (Praia Norte e Praia do Coral),Estudo das operações unitárias envolvidas na produção de queijo artesanal, Extração de óleos essenciais (alfazema, eucalipto e limão) pelo método de Clevenger, Estudo das operações unitárias envolvidas na produção de chouriço de carnes brancas, Controlo da qualidade das águas do Rio Minho, Reaproveitamento de cinzas resultantes da queima de biomassa utilizada na produção de pasta de papel (empresa Europac kraft) e Estudo das operações unitárias envolvidas na produção de cerveja. A diversidade dos temas apresentados demonstrou, assim, a versatilidade do curso e os diferentes caminhos que estes alunos poderão seguir, quer optem pelo prosseguimento de estudos, quer pelo ingresso numa profissão. 
Com alguma ansiedade à mistura, perfeitamente natural em dias importantes como este, os alunos apresentaram de forma cativante as diferentes etapas dos seus projetos. Quando possível, deram a provar os respetivos produtos finais, muito apreciados pelo júri, como foi o caso do pão com mel, chia e nozes, servido quentinho durante o coffee break.
Os elementos do júri congratularam os alunos pelos trabalhos realizados e incentivaram-nos a aplicar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do triénio.

?>