Logo

Biodiversidade e sua exploração sustentável

No passado dia 2 de junho os alunos CEI da Escola Dr. Pedro Barbosa tiveram nova aventura! Uma magnífica aula de campo no contexto do estudo da biodiversidade e da sua exploração sustentável. Esta atividade decorreu na veiga de Deão, na margem do rio Lima, e contou com a colaboração dos professores Hélio Marques e Gilmar Marques.
Na nossa viagem de ida fomos acompanhados por um conjunto de pombos-correio. Chegados ao nosso destino, fomos recebidos pelos professores Hélio e Gilmar e pelos seus fiéis amigos, os seus cães de caça. Esperavam-nos também alguns animais pertencentes a espécies cinegéticas: várias codornizes, uma perdiz -vermelha e um coelho.
Começámos por prender as mensagens que havíamos escrito na escola às anilhas dos pombos. Em seguida, soltámos os pombos, que de imediato se dirigiram para a sua casa, na Areosa.
Depois, os professores fizeram várias demonstrações de como os cães conseguem encontrar as suas presas. Soltámos codornizes e o coelho e os cães tentavam (e conseguiam!) encontrá-los. Mas não os magoaram e todos foram de novo recolhidos sãos e salvos.


Todos gostámos muito de ver como os animais se comportam na natureza e como se relacionam com o Homem.
Ah! Quando chegámos à escola, já lá estavam as mensagens que os pombos transportaram!!!