Logo

Turma EFA em Peddy-paper Noturno no Centro Histórico de Viana

No dia 1 de junho (quinta-feira), a turma EFA (Educação e Formação de Adultos) da Escola Secundária de Monserrate realizou um peddy-paper noturno: “Aventura no Centro Histórico de Viana do Castelo – do séc. XIV ao séc. XXI”.


A atividade, que se iniciou na Capela das Almas, incitou os participantes a percorrerem as ruas do centro histórico e a prestarem atenção aos edifícios, recolhendo alguma informação pormenorizada, e terminou na Casa dos Nichos, um edifício do século XV que pertence à Câmara Municipal de Viana do Castelo e que acolhe uma área expositiva onde pode ser visto parte do espólio arqueológico do concelho, com destaque para o período da Pré-história, Idade do Ferro e Romanização.

Neste espaço, os formandos tiveram a oportunidade de confirmar aquilo que tinham aprendido durante o peddy-paper e alargar os seus conhecimentos, graças aos esclarecimentos do monitor presente que contextualizou, interpretou, completou e consolidou a informação, estimulando o diálogo e a participação.

Esta aula no exterior revelou-se muito enriquecedora e motivadora, uma vez que, para além de promover o reconhecimento da importância do conhecimento sobre a história da cidade, conseguiu incentivar os formandos a procurarem mais informações sobre os locais visitados, assim como as suas potencialidades.

                                                                                                                                                                                                                                  Mafalda Rego / EDI-Equipa de Redação