Logo

1.º Concurso Transfronteiriço de Ideias de Negócio

Na sequência da sua inscrição na Iniciativa “Ideias de Negócio nas Escolas do Alto Minho 2018” levada a cabo pela CIM Alto Minho no âmbito do projeto “CTC-Comunidade Territorial de Cooperação Lima-Limia-Cávado”, quatro alunas da turma 10.º Q (Daniela Silva, Marta Pinto, Vitória Poças e Andreia Ferreira), tendo o professor Domingos Martins como responsável, viram selecionada a sua proposta de um equipamento social - residência sénior com jardim de infância - a que deram o nome de “Vovós Felizes”.



Puderam assim participar, acompanhadas pelo professor Jorge Oliveira, no “Autocarro Empreendedor” que percorreu as regiões do Alto Minho, Cávado e Ourense nos dias 25, 26 e 27 de junho, com alunos e professores do ensino secundário de oito outras escolas das três regiões, igualmente selecionados. 
O programa incluiu visitas a centros tecnológicos e incubadoras de empresas, bem como 'workshops' orientados para o empreendedorismo. 
Culminou com o “Concurso de Ideias de Negócio Transfronteiriço', que decorreu na tarde do último dia em Terras de Bouro. Todos os alunos finalistas apresentaram as suas ideias de negócio perante júri constituído por representantes das três comunidades transfronteiriças. Justo vencedor desta 1.ª edição foi o projeto “Easy Feed Animal” da Escola Profissional Amar Terra Verde, de Vila Verde.

Apresentação das Provas de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Análise Laboratorial

No passado dia 4 de julho, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial defenderam as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP) no Auditório Carolino Ramos.


As PAP abrangeram temas muito diversos, desde a área da produção alimentar até à das análises laboratoriais (físico-químicas e microbiológicas): Controlo da qualidade das águas e areias de zonas balneares (Praia Norte e Praia do Coral),Estudo das operações unitárias envolvidas na produção de queijo artesanal, Extração de óleos essenciais (alfazema, eucalipto e limão) pelo método de Clevenger, Estudo das operações unitárias envolvidas na produção de chouriço de carnes brancas, Controlo da qualidade das águas do Rio Minho, Reaproveitamento de cinzas resultantes da queima de biomassa utilizada na produção de pasta de papel (empresa Europac kraft) e Estudo das operações unitárias envolvidas na produção de cerveja. A diversidade dos temas apresentados demonstrou, assim, a versatilidade do curso e os diferentes caminhos que estes alunos poderão seguir, quer optem pelo prosseguimento de estudos, quer pelo ingresso numa profissão. 
Com alguma ansiedade à mistura, perfeitamente natural em dias importantes como este, os alunos apresentaram de forma cativante as diferentes etapas dos seus projetos. Quando possível, deram a provar os respetivos produtos finais, muito apreciados pelo júri, como foi o caso do pão com mel, chia e nozes, servido quentinho durante o coffee break.
Os elementos do júri congratularam os alunos pelos trabalhos realizados e incentivaram-nos a aplicar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do triénio.

?>